Biblioteca José de Alencar. Faculdade de Letras. UFRJ

Biblioteca José de Alencar. Faculdade de Letras. UFRJ

Avenida Horácio de Macedo, 2151, Térreo, Cidade Universitária (Ilha do Fundão). CEP: 21941-917 – Rio de Janeiro.

Tel: (21) 2598-9789

Site: http://bibletrasufrj.wordpress.com

biblioteca@letras.ufrj.br

Histórico:

A Biblioteca José de Alencar foi criada pelo Professor Afrânio Coutinho em 09 de abril de 1969 e está subordinada ao Cento de Letras e Artes. Sua inauguração ocorreu com uma Exposição de Obras selecionadas, pertencentes às diversas coleções que integravam seu acervo. O acervo foi constituído das coleções da Biblioteca da antiga Faculdade Nacional de Filosofia, da Biblioteca Central da Universidade e de coleções particulares de maior importância bibliográfica como: Coleção Camoniana, Eciana, Adir Guimarães, Adelino Magalhães, Thiers Martins Moreira, Libia Beider, Serafim da Silva Neto, Olegário Mariano, Aurélio Gomes de Oliveira (Coleção Shakesperiana), Coleção Bastos Tigres, Eugênio Gomes, Eduardo Mattos Portella, Sieglinde Barbosa Monteiro Autran, Caterina Barone e Leda Papaleo Ruffo. Em 6 de março de 1985, a Biblioteca José de Alencar foi reinaugurada no campus universitário da Ilha do Fundão. Em 1994, foram adquiridas as coleções do professor Celso Cunha, uma das coleções mais raras e especializadas do país na área de Filologia, Linguística e Literatura, localizadas em espaço próprio, e a do professor Afrânio Coutinho, especializada em Literatura e Critíca Literária. Os exemplares raros, as primeiras edições, as obras autografadas e os livros com edições esgotadas foram reunidos, para melhor acondicionamento e salvaguarda do acervo, no Museu de Língua e Literatura idelizado pelo professor Afrânio Coutinho quando diretor Pró-Tempore da Faculdade de Letras.

Acervo:

Nossa Biblioteca é especializada em Lingüística, Filologia e Literatura. Encontra-se disponível para a Consulta na Base Minerva www.minerva.ufrj.br e está constituído da seguinte forma:

Acervo Geral (livros e folhetos), Coleção Casa da Madrinha (Literatura infanto-juvenil), Teses e dissertações, Periódicos, Referência, Coleção Celso Cunha, Museu de Língua e Literatura (Obras raras).

Público:

A Biblioteca é aberta ao público interno e externo, visando prestar apoio à comunidade acadêmica da Faculdade de Letras, de toda a UFRJ e da sociedade em geral.

Serviços ao usuário:

Consulta ao acervo bibliográfico, catálogo eletrônico (www.minerva.ufrj.br), empréstimo domiciliar do acervo, empréstimo entre bibliotecas, acesso a bases de dados nacionais e estrangeiras, obtenção de cópias de artigos, teses e capítulos de monografias nas principais bibliotecas do Brasil e exterior através do COMUT, orientação para normalização de monografia de acordo com as normas da ABNT, orientação dos usuários na utilização dos serviços e recursos de informação, localização de periódicos nas principais bibliotecas brasileiras e em bases de dados eletrônicas nacionais e estrangeiras, visitas guiadas e levantamento bibliográfico.

Horário de atendimento:

Segunda-feira à sexta-feira, das 7:30h às 20h.