E você acha a web 3.0 complicada…

A dramática transição do pergaminho para o livro encadernado

Quando pensamos em tecnologia, costumamos lembrar apenas de conquistas mais recentes, como a internet. Também tendemos a esquecer que elementos que hoje nos parecem óbvios e “manjados” já foram novidades absolutas. Por exemplo, o livro como o conhecemos é uma tremenda manifestação tecnológica, que levou séculos para ter sua forma atual, e à qual as pessoas foram se acostumando. Às vezes, lentamente. Como diz o blog Em cartaz na web, “Os fenômenos que vemos hoje no âmbito do atendimento ao usuário vêm se repetindo há séculos. Nos tempos em que só se usava pergaminhos em rolo, a introdução do livro encadernado representou um avanço tecnológico inacreditável, que muitos usuários tiveram dificuldade em absorver.”

Quer ver como? Confira neste incrível vídeo feito na Idade Média! De quebra, descobrimos que já havia helpdesks naquela época e que os bibliotecários já precisavam ser pacientes…

Fonte: blog Em cartaz na web. O original passou no show “Øystein og jeg”, na Norwegian Broadcasting (NRK) em 2001. Para ver o vídeo original com legendas em inglês, clique aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
This entry was posted in Confira and tagged , , . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *