Arquitetura de Biblioteca obtém o Prêmio Especial

 

Na Premiação Anual do Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto. do Rio de Janeiro, escolheu trabalhos de destaque em edificações, arquitetura de interiores e design, urbanismo e paisagismo, patrimônio cultural e produção teórica

Pela primeira vez, um projeto de arquitetura de uma biblioteca foi premiada com o Prêmio Especial na 49ª Premiação Anual do IAB/RJ.

O projeto contemplado foi a Biblioteca Correa do Lago projetada para ser sede da Editora Capivara.

É a própria Lia quem explica o espaço: “Em uma construção existente com 3 pavimentos, precisávamos criar um espaço para abrigar uma biblioteca de 10.000 exemplares. A idéia de concentrar o acervo era importante para a pesquisa e arquivo. Decidimos criar um novo elemento arquitetônico e inseri-lo no espaço existente para que permitisse uma malha com as circulações necessárias. As linhas horizontais criam o acesso direto para todos os pavimentos e as verticais facilitam a visualização dos livros. A presença da madeira natural na horizontalidade junto ao branco da madeira pintada na verticalidade reforça o desenho do conjunto marcado pelos planos”.

 

Prêmio: Biblioteca
Autora: Lia Siqueira

O projeto, em uma construção existente com três pavimentos, previu um espaço para abrigar uma biblioteca com 10 mil exemplares. A verticalidade permitiu a entrada da iluminação e ventilação diretas e através da malha horizontal, a ventilação cruzada.

A utilização da estrutura metálica viabilizou peças mais esbeltas e leves, permitindo uma linguagem contínua no plano vertical e a visualização das prateleiras como um único conjunto no triplo vão. A presença da madeira natural na horizontalidade junto ao branco da madeira pintada na verticalidade reforça o desenho do conjunto marcado pelos planos.

Leia mais aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
This entry was posted in Confira, Eventos na área and tagged , , , . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *