Higienização livros: parceria CCBB e APAE

Criada em 1931, a antiga Biblioteca do Banco do Brasil, originalmente voltada para assuntos mais técnicos, o acervo é hoje considerado um dos mais importantes do país, especializado em Artes, Literatura, Ciências Humanas e Sociais e seus títulos são procurados por estudantes, funcionários do Banco do Brasil e seus dependentes, além de pesquisadores e estudiosos, auxiliando na preparação de teses de mestrado e doutorado.

Incorporada ao Centro Cultural Banco do Brasil em 1989, a Biblioteca possui um acervo com cerca de 155.000 exemplares, incluindo títulos de periódicos nacionais e estrangeiros.   Algumas de suas coleções são preciosidades como a Coleção de Edições Especiais e Obras Raras que conserva obras de grande valor bibliográfico como os 39 volumes da Encyclopédie ou Dictionaire Raisonné des Sciences, des Arts et Métiers, organizada por Diderot e D’Alembert em 1778.

Desde o início de suas atividades, o CCBB RJ mantém um Laboratório de restauração, equipado com todo o instrumental necessário para os serviços de higienização/conservação simples; higienização/conservação especial, reparos, encadernação e conservação dos acervos da Biblioteca e Arquivo Histórico.

Com o objetivo de preservar esse patrimônio, o CCBB RJ desenvolve o projeto ”Restauração, Higienização, Manutenção, Catalogação e Classificação de Acervo Bibliográfico – APAE”, em parceria com a APAE São Gonçalo – Associação de Pais e Amigos dos excepcionais, instituição de utilidade pública, sem fins lucrativos e de comprovada idoneidade.

Dezenove (20) alunos da APAE realizam as tarefas de higienização e manutenção dos acervos em papel do CCBB RJ, com a supervisão de psicólogos, psico-pedagogos e técnicos especializados. Para a restauração, encadernação, catalogação e classificação do acervo a APAE destacou uma equipe composta de um (01) coordenador administrativo com perfil em psicopedagogia, um (01) coordenador técnico, um (01) supervisor técnico/restaurador, dois (02) técnicos em restauração, seis (06) técnicos de conservação/ encadernação, três (03) monitores, vinte (20) higienizadores e um (01) bibliotecário. Além disso, pela peculiaridade dos profissionais higienizadores (pessoas com deficiência) há necessidade de um acompanhamento especializado.   É importante destacar que os profissionais lidam diretamente com os bens patrimoniais do Banco do Brasil.

O treinamento em conservação em Bens Culturais dos alunos da APAE foi feito no Arquivo Nacional – RJ e as metodologias propostas para a execução dos trabalhos de restauração e conservação da APAE São Gonçalo seguem as especificações recomendadas pelo ICCROM – International Centre for the Study of the Preservation and Restoration of Cultural Property.

A manutenção permanente dos acervos bibliográfico e documental constitui-se em compromisso com a preservação do patrimônio da instituição e com a preocupação com a qualidade do produto oferecido, contribuindo para fidelização, aumento e renovação do público.

O trabalho é desempenhado por pessoas com deficiência, com idade cronológica entre 23 e 51 anos, constituindo-se em relevante programa de inclusão social e inserção no mercado de trabalho, permitindo que vários portadores de deficiência sejam indivíduos plenamente adaptados à nossa sociedade.

A parceria, de 24 anos, do CCBB RJ com o Núcleo de Conservação e Restauração da APAE tornou-se referência para outras instituições que, após conhecerem o programa desenvolvido pelo CCBB RJ, passaram a adotá-lo para a conservação e restauração de seus acervos documentais e bibliográficos.

Os serviços prestados na área de Conservação preventiva e restauro tem garantido um acervo em boas condições de manuseio e a preservação de um valioso patrimônio do Banco do Brasil.   A utilização do trabalho de pessoas com deficiência na higienização e preservação dos acervos demonstra atuação do Banco do Brasil no cumprimento do seu papel social, na medida em que favorece a integração social destas pessoas, assegurando o pleno exercício de seus direitos individuais e sociais.

Texto fornecido pela Bibliotecária Cecília Bosco (CCBB/RJ).
Fotos: Mary Komatsu Shinkado.

Publicado em 02/07/2014

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
This entry was posted in Bibliotecas: produtos e serviços, Confira and tagged , , , , . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *