Biblioteca Central da PUC-Rio conquista 1º lugar do Brasil na “12ª Olimpíada Solidária de Estudo”

A Biblioteca Central da PUC-Rio conquistou a 1ª colocação entre 57 bibliotecas de todo o Brasil participantes da 12ª Olimpíada Solidária de Estudo, uma competição mundial, que envolveu, este ano, dez países, a saber: Bélgica, Brasil, Portugal, Burundi, República Democrática do Congo, Costa do Marfim, Espanha, França, Haiti e Croácia.

Realizada, no âmbito do Rio de Janeiro, pelo Instituto Ekloos (www.ekloos.org), com patrocínio da Prefeitura Municipal da Cidade do Rio de Janeiro e da empresa Punto, a Olimpíada Solidária consiste em uma ação educativa de incentivo ao estudo e à leitura promovendo a solidariedade. O projeto é desenvolvido em bibliotecas públicas e privadas, onde os participantes doam as suas horas de leitura, que são convertidas em reais, no caso do Brasil, pelos financiadores para ajudar um projeto social.

Entre 5 de novembro e 5 de dezembro de 2014, período de realização da olimpíada, a Biblioteca Central da PUC-Rio contabilizou 14.450 horas e 2.500 usuários, que participaram voluntariamente do processo.

– Esses dados correspondem a 23,85% de horas de estudo e 12,48% participantes, em relação ao total do Brasil, o 2º colocado entre os demais países, comenta, emocionada, Dolores R. Perez, diretora da Divisão de Bibliotecas e Documentação da PUC-Rio. Dolores estabeleceu, no período, um controle de horas de entrada e de saída dos participantes, que, ao final do estudo, recebiam um ‘papel moeda’ referente às horas estudadas, que era depositado em uma urna. “Em seguida, e diariamente, o coordenador consolidava os resultados para envio ao Instituto Ekloos, que fazia a contabilização em tempo real. Desde o início, a PUC-Rio se manteve em 1º lugar”, conta a diretora.

Olimpíada Solidária de Estudo prevê a conscientização da sociedade em relação aos problemas sociais e educativos e possibilita uma ajuda concreta para mudar o quadro atual e proporcionar o acesso a livros para crianças e adolescentes. No caso da PUC-Rio, os recursos financeiros, de R$ 14,45 mil, foram empregados na compra de livros, principalmente, para a Biblioteca do Lajão, na Comunidade dos Tabajaras, mas também para outras comunidades.

A entrega do certificado da premiação, à PUC-Rio, foi realizada, no último dia 13, na própria Biblioteca do Lajão, à diretora da DBD, Dolores Perez, e à bibliotecária Marta Reis.

                                                                                                                                 

Por Renata Ratton

                                      Assessoria de Comunicação

Vice-Reitoria Acadêmica

 Fonte: http://ccpg.puc-rio.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=556&sid=4

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
This entry was posted in Confira and tagged , . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *