Oficina de Pequenos Reparos de Documentos em Papel

oficinaMinistrante: Maria Aparecida Vries Mársisco (Mestre em História da Arte pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialista em Ciência da Conservação, Restauração e Encadernação pelo Colchester Institute School of Printing, com cursos e estágios de aperfeiçoamento na Biblioteca Nacional da França, no Tokyo National Research Institute of Cultural Properties e no Northeast Document Conservation Center. Técnica em Conservação e Restauração da Fundação Biblioteca Nacional).

Local: Centro Cultural Justiça Federal Av. Rio Branco, 241 – Centro – Rio de Janeiro

Data: 11 e 18 de abril de 2015 e 23 e 30 de maio de 2015

Horário: 14 às 18 horas

Valor: R$400,00 (possibilidade de parcelamento) Desconto de 20% para Associados GIDJ, estudantes e servidores da Justiça Federal.

Objetivo

O curso tem o objetivo de fornecer informações teóricas e práticas sobre  como  efetuar a reconstituição de  documentos que se encontram  em estado inicial de degradação. A intervenção técnica  de pequenos reparos evita que a degradação se alastre e que seja necessário um tratamento futuro de restauração.  A ênfase do curso está voltada para a atuação prática do aluno, diante de um documento ou acervo danificado.

Todas as técnicas práticas a serem ministradas estão embasadas  nos princípios éticos e estéticos  internacionais de preservação o que garante a qualidade e longevidade  da intervenção,  prolongando, assim, a vida útil de documentos.

A ênfase do curso está centrada na atuação prática dos alunos, a fim de que adquiram os conhecimentos técnicos necessários para uma atuação segura diante de um documento em risco inicial de degradação.

Justificativa

Há uma grande carência de curso de pequenos reparos voltados para o ensino prático de  recuperação de documentos danificados. É a partir de atividades práticas  passo a passo que a fundamentação teórica é ensinada.

Este curso vem suprir a grande necessidade de bibliotecários, arquivistas estudantes, historiadores, leigos e de todas  as pessoas interessadas em manter o seu acervo em  estado ideal de preservação.

Ao se estancar a degradação inicial de um documentos estamos evitando a sua perda e  a exigência  futura de um tratamento de restauração, além de estamos minimizando os custos financeiros exigidos pela  restauração.

Público-alvo

Este curso vem suprir a grande necessidade de bibliotecários, arquivistas estudantes, historiadores, leigos e todas  as pessoas interessadas em manter o seu acervo em  estado ideal de preservação.

Tempo de duração do  curso

O curso está dividido em 04 módulos com duração de 04 horas cada. Carga horária total de  16 horas. Aulas práticas e teóricas. Uso de PowerPoint para explicação da metodologia a ser empregada.

Programa do curso

Módulo 1

Princípios éticos e estéticos de preservação
Diferença de preservação, conservação e restauração.
Diagnóstico de documentos degradados
Principais materiais de consumo equipamentos
Higienização de documentos
Preparo de cola metilcelulose

Módulo 2

Reparo de folhas rasgadas
Reparo de  folhas soltas

 Módulo 3

Enxerto em folhas com área perdida
Planificação

Módulo 4

Elaboração de passe-partout
Acondicionamento

Inscrições: www.gidjrj.com.br e gidjrj@gmail.com

OBS.: As inscrições poderão ser feitas por módulos, desde que o participante  tenha conhecimentos básicos.
Exemplo:  Para os módulos  2, 3 e/ou 4 serão indispensáveis os conhecimentos  do módulo 1.

Vagas limitadas (30). Material incluso. Kit para cada participante.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
This entry was posted in Eventos na área and tagged , , , , . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *