Exposição Mário de Andrade e seus dois pintores

mario_e_seus_dois_pintores_800x569px

 

Local: Museu Chácara do Céu

Rua Murtinho Nobre, 93 Santa Teresa RJ

Período: 26 de maio a 27 de julho 2015

 

É inegável que o poeta, escritor, musicólogo e crítico de arte, Mário de Andrade é uma das figuras mais representativas da nossa cena intelectual, da primeira metade do século XX. Artífice e protagonista do desenvolvimento da arte moderna no Brasil, ele morreu há exatamente 70 anos, em São Paulo.

Durante as décadas de 1920-1940, Lasar Segall (1891-1957) e Candido Portinari (1903-1962) figuraram como dois dos mais relevantes pintores do panorama cultural brasileiro. Eles encarnaram o ideal de artista proposto por Mário de Andrade e com ele partilharam laços de sociabilidade. Seu foco nessas duas grandes personalidades fez com que por ele fossem chamados de “meus dois pintores”, tema da exposição que se soma às homenagens dos 70 anos do falecimento do autor de Macunaíma. Ela procura traduzir os vários momentos dessa amizade, guiando-se pela lente da crítica de arte de Mário de Andrade e de suas relações pessoais nem sempre tranquilas com ambos os interlocutores. Foram selecionadas 50 obras representativas desses dois vínculos, para oferecer, assim, uma apresentação de três dos mais importantes atores de nosso cenário artístico moderno.

A problemática do relacionamento de Mário de Andrade com os dois pintores já foi explorada anteriormente pela história e crítica das artes. A proposta de fazer de Mário de Andrade uma espécie de dobradiça intelectual de dois momentos seminais da cultura e da arte no Brasil, na passagem do estético para o ideológico, foi sugestão do Museu Lasar Segall, empenhado em revelar os vínculos entre as artes plásticas e a literatura. Partiu também do Museu Lasar Segall o convite à curadora do Museu da Chácara do Céu, Anna Paola Baptista, para desenvolver esse desafio.

Com isso, renova-se uma antiga e profícua parceria entre dois museus do Ibram – Instituto Brasileiro de Museus, que possibilitará esta exibição no Rio de Janeiro e em São Paulo, graças ao generoso e exclusivo patrocínio da Bradesco Seguros.

A apresentação desta mostra também não seria possível sem o apoio das instituições e colecionadores particulares, que gentilmente concordaram em ceder suas obras.

 

Vera de Alencar
Diretora dos Museus Castro Maya

Jorge Schwartz
Diretor do Museu Lasar Segall

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
This entry was posted in Confira and tagged , , . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *