VISITA DOS BIBLIOTECÁRIOS DA ARLIS/NA ÀS BIBLIOTECAS DA REDARTE/RJ

O mês de junho foi um mês intenso, tivemos a oportunidade de conhecer um grupo de bibliotecários norte-americanos da ARLIS/NA, Art Libraries Society of North America. É a primeira vez que o grupo visita o Brasil, através de uma iniciativa das bibliotecárias Ranieli P. M. Shinohara, bibliotecária chefe da Casa Daros e vice-presidente da REDARTE/RJ e Isabel Ayres, Coordenadora do acervo bibliográfico e arquivístico, da Pinacoteca do Estado de São Paulo, que em 2013 durante a Conferência da Arlis/NA em Pasadena se comprometeram a receber o grupo em suas respectivas cidades. O Study tour é uma programação do ARLIS/NA International Relations Committee (IRC), que visa estabelecer colaborações entre bibliotecários e instituições fora da América do Norte e consiste em uma viagem para conhecer bibliotecas arquivos e acervos de arte no local determinado.

O Grupo visitou as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro entre os dias 6 e 13 de Junho de 2015. Em São Paulo conheceram as bibliotecas e os acervos de arte da Pinacoteca do Estado de São Paulo, do MASP, a Biblioteca Brasiliana, a Biblioteca Mario de Andrade, o Museu Afro Brasileiro, o Museu de Arte Contemporânea e a coleção privada de arte de José Olympio e Andrea Pereira. No último dia em São Paulo o grupo participou de um Simpósio promovido pela Pinacoteca do Estado de São Paulo, Sobre pesquisa em Arte Brasileira.

IMG_1771IMG-20150612-WA0003No Rio de Janeiro, os bibliotecários conheceram a Biblioteca, o setor educativo e as exposições da Casa Daros, com o apoio de Isabel Andrade, Bibliotecária assistente, de Dominik Casanova, diretor geral e  Bia Jabor, Gerente de Arte e Educação. Visitaram a Biblioteca e as exposições do Museu Nacional de Belas Artes, com o apoio da bibliotecária Mary Komatsu Shinkado, da arquivista Thais Rodrigues de Freitas e Henrique Guilherme Guimarães Viana e a Biblioteca Nacional com o apoio de Joaquim Marçal Ferreira de Andrade no setor de Iconografia, e Ana Virginia Pinheiro no setor de obras raras. O Instituto Moreira Salles, com o apoio de Sérgio Burgi, Julia Saenz Kovensky e Élvia Bezerra;  a Biblioteca e as exposições do Museu de Arte Moderna, com apoio da bibliotecária Veronica Sá Ferreira; IMG-20150613-WA0004a Escola de Artes Visuais do Parque Lage,com apoio de Cristina de Pádula e Maria Fernanda Nogueira; o Instituto Rubens Gerchman, com apoio de Clara Gerchman; o Studio da artista Anna Bella Geiger;  a Galeria INOX de Gustavo Carneiro e Guilherme Carneiro, e a coleção de arte privada de Terezinha Carneiro. O Grupo também visitou as exposições e o setor educativo do Centro Cultural Justiça Federal, com o apoio de Alpina Rosa, Bibliotecária do CCJF e Presidente da REDARTE/RJ.

No grupo de bibliotecários da ARLIS/NA estavam presentes: Rachel Beckwith  – Access and Arts Librarian, Hampshire College; Simone Fujita – Librarian, Art Center College of Design Library; Clayton  Kirking – Chief, Art Information New York Public Library; Beverly Mitchell – Art and Dance Librarian, Southern Methodist University; Christina Peter- Head, Acquisitions, Frick Art Reference Library; Derek Quezada  –  Reference Librarian, The Getty Research Institute; Rachel Resnik  – Technical Services Librarian, Massachusetts College of Art  and Design; Marylin Russell  –  Adjunct Faculty, Haskell Indian Nations University; Elizabeth Schaub – Director, UTSOA VRC, The University of Texas at Austin;  Susan Sheiner – Librarian; Suzanna Simor – Head, Art Library, Queens College/CUNY;  Kai Smith- Librarian-in-Residence, University of Notre Dame; Kenneth  Soehner-  Arthur K. Watson Chief Librarian, Metropolitan Museum of Art;  Sandy Sumano  –  Patricia Phelps de Cisneros Bibliographer for Latin Americ   MOMA;  Edwad Sullivan – Helen Gould Sheppard Professor of the History of Art, Institute  of   Fine Arts, NYU;  Vecchiola, Rina  – Art & Architecture Librarian, Washington University – St. Louis.

Esta visita técnica teve como objetivo fomentar o intercâmbio de ideias, estabelecer redes e parcerias entre os bibliotecários de arte a nível internacional, criar oportunidade de diálogo e colaboração,  conhecer os serviços e produtos oferecidos por essas bibliotecas e arquivos e proporcionar um panorama das bibliotecas de arte no Brasil.

No dia 11 de junho realizamos o Encontro Bibliotecas de Arte em Pauta, realizado no Centro Cultural Justiça Federal. O evento foi organizado em parceria com a Casa Daros, Pinacoteca de São Paulo e Consulado Geral dos Estados Unidos. Este encontro teve como objetivo a troca de experiências e a integração entre profissionais de informação membros da ARLIS/NA, e profissionais brasileiros também da área de informação em Arte. Foi apresentado o trabalho desenvolvido pelas Bibliotecas de Arte americanas.

IMG_1773     IMG_20150611_183142373_HDR

Em nossa reunião geral no dia 15 de Junho, na Biblioteca do Museu de Arte do Rio (MAR) recebemos a visita da Christina Peter da Frick Art Library que nos contou sobre a sua experiência na ARLIS e os desafios e conquistas desta rede. Christina Peter também visitou a Biblioteca e o Museu Castro Maya com o apoio da bibliotecária Denise Batista, e a Biblioteca  e exposições do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), com o apoio da bibliotecária Maria Cecília Bosco.

IMG-20150617-WA0011IMG-20150617-WA0003

IMG_1803

IMG_1799

 

Este encontro contribuiu e enriqueceu os nossos colegas redartianos que sentiram honrados com esta ilustre visita.

Conheça mais sobre a ARLIS

Junho/2015

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
This entry was posted in Confira, Eventos na área and tagged , , , . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *