Funarte disponibiliza catálogo on-line de seu acervo e canal de atendimento

14184420_904748092963789_1716032106860389767_nA partir do dia 29 de agosto, os usuários do Centro de Documentação e Pesquisa da Fundação Nacional de Artes (Cedoc – Funarte) poderão acessar o catálogo on-line da instituição, através da base de dados Sophia. O terminal será mais um canal de atendimento ao público interessado na pesquisa em arte.

O projeto de implantação do software e migração de dados é fruto de um esforço coletivo, que durou pouco mais de um ano e mobilizou todos os técnicos do Cedoc e a Divisão de Informática da Funarte.

Como importante instrumento de pesquisa, o Sophia possibilitará a consulta do público ao acervo, bem como sua maior divulgação, além da prestação de alguns serviços para usuários cadastrados – como reserva de livros e renovação de empréstimos. Dentre outros recursos, os pesquisadores, estudantes e demais interessados poderão: consultar, de forma atualizada, a relação das últimas aquisições do Cedoc; cadastrar seus perfis de interesse e desta forma receber por e-mail os títulos das publicações e autores de sua preferência, bem como sugerir a aquisição de novas obras.

A base de dados possui também um repositório digital, que tornará acessíveis cerca de 35 mil objetos digitais, dentre fotografias, desenhos, cartazes e outros documentos, num total de quase 10 terabytes de conteúdo digital.

A disponibilização do catálogo é a terceira etapa de um processo, que atende também a meta 34 do Plano Nacional de Cultura. Nela está prevista a modernização de 50% das bibliotecas públicas, em concomitância com as diretrizes do PNC, que determinam providências como a ampliação do emprego de tecnologias –.

Acesse aqui o Sistema Sophia

Mais informações
Centro de Documentação e Informação – Funarte
cedoc@funarte.gov.br

Fonte: Site FUNARTE
Publicado em: 30/08/2016

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
This entry was posted in Acontece nas bibliotecas da Rede and tagged , , , . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *