Você sabe o que é o Programa Memória do Mundo – MOW?

 

Por: Márcia Valéria da Silva de Brito Costa, Mestre em Ciência da Informação pela UFRJ/IBICT, diretora da Biblioteca Central da UNIRIO.

 

Fonte: Biblioteca Central sala de obras especiais

O Programa Memória do MundoMOW tem como objetivo a conservação do patrimônio documental mundial através do uso de tecnologias mais avançadas para facilitar o acesso e a difusão destes documentos. sob-responsabilidade da UNESCO e em parceria com a Federação Internacional de Associações de Bibliotecários e Bibliotecas – IFLA, no Brasil encontra-se a cargo do Ministério da Cultura, como Programa Memória do Mundo da UNESCO – Comitê Nacional do Brasil. http://mow.arquivonacional.gov.br/

O MOW tem três objetivos básicos: facilitar a preservação do patrimônio documental mediante técnicas adequadas; facilitar o acesso universal ao patrimônio documental; e criar uma consciência da existência e da importância destes patrimônios.

A visão do Programa é a de que o patrimônio documental mundial pertence à humanidade, entre eles o patrimônio bibliográfico e deve ser completamente preservado, protegido e compartilhado por todos, com o devido reconhecimento e respeito por hábitos e práticas culturais, devendo ter garantido o acesso permanentemente independe da forma, ou antiguidade.

Os critérios de: autenticidade, raridade, unicidade, singularidade, relevância, organicidade, acesso e integridade, são observados. Caso de exemplares únicos, representativos como produto do seu tempo, lugar e de sua população, considerando ainda seu contexto social e cultural, constituem o foco do programa, assim como seus diferentes suportes, gêneros e formatos, produzidos no passado ou atualmente também podem ser contemplados.

O programa confere um selo de reconhecimento do item ou da coleção como representativo do patrimônio cultural do mundo, traçando a evolução do pensamento e das realizações da humanidade. Este selo não confere recursos financeiros, mas é um excelente trunfo na busca por parceiros e patrocínios. Trata-se de uma excelente oportunidade, para ingressar com coleções especiais brasileiras na grande biblioteca virtual mundial.

Neste sentido, a Biblioteca Central da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, herdeira da coleção formadora dos primeiros bibliotecários do país pretende submeter à Coleção Especial Memória da Biblioteconomia a candidatura para obter o selo de reconhecimento do programa Memória do Mundo – Brasil.

A coleção especial Memória da Biblioteconomia é composta pelo acervo utilizado no primeiro curso de formação de bibliotecários do país que teve lugar na Biblioteca Nacional (1915-1969).  Este curso deu origem a Escola de Biblioteconomia da UNIRIO. Neste acervo composto basicamente de livros e periódicos representativos do estado da arte no período encontram-se itens raros e especiais sobre organização e administração de bibliotecas, bibliografias, catalogação, preservação, história do livro e da imprensa, assim como da biblioteca.

A construção de uma candidatura deste porte é baseada em ampla pesquisa bibliográfica e histórica. Para tanto, a Reitoria da UNIRIO designou uma comissão especial mista composta pelo corpo técnico de bibliotecários do Sistema de Bibliotecas e professores renomados da Escola de Biblioteconomia. Contamos com o apoio e torcida da classe de bibliotecários nesta missão.

Publicado em 14/09/2017

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
This entry was posted in Acontece nas bibliotecas da Rede, Artigos, Destaques and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *