Palavra da Presidente na posse da nova Diretoria REDARTE/RJ (Biênio 2018-2019)

 

A nova diretoria da REDARTE/RJ (7ª Gestão) tomou posse nessa terça-feira, 30 de janeiro no Museu da Chácara do Céu.

Antes da solenidade o Museu realizou uma visita mediada com os convidados na exposição “Toz: o povo insônia ocupa o Museu da Chácara do Céu”.

Após a visita deu-se início a cerimônia de posse e contou com a presença de Helena Ferrez, fundadora da REDARTE/RJ, representantes do Conselho Regional de Biblioteconomia da 7ª Região, das associações de classe (APCIS e GIDJ), da Superintendente de Leitura e do Conhecimento da Secretaria de Estado Cultura /RJ, e diretores do Museu Histórico Nacional e do Museu da Chácara e representantes das empresas parceiras e demais autoridades, familiares, convidados e bibliotecários da rede.

Como Presidente da REDARTE/RJ, foi eleita a bibliotecária Denise Maria da Silva Batista e sua diretoria composta pelos seguintes integrantes:  Carlos Alberto Della Paschoa (Vice-Presidente), Mary Komatsu Shinkado (1ª Secretária), Barbara Ribeiro (2ª Secretária), Alpina Rosa (1ª Tesoureira), Eliane Vieira da Silva (2ª Tesoureira) e as Conselheiras Fiscais – Fátima Andrade Campos Borges, Isaura Lima Maciel Soares e Márcia França Ribeiro.

A  Presidente empossada agradeceu a todos e  enfatizou a necessária união de todos os membros e parceiros da rede para dar continuidade as atividades em prol do compartilhamento e divulgação das bibliotecas e serviços de informação em arte.

Transcrevemos aqui o seu discurso:

Prezados senhoras e senhores,

Inicio o meu discurso de posse agradecendo a Deus e pedindo que Ele e todas as forças positivas do Universo sejam com a nossa gestao e com a REDARTE/RJ! Agradeço de coração a todos os presentes, amigos, familiares e colegas e, reafirmo os meus sinceros agradecimentos aos que já foram citados no início da cerimônia! Ao assumir a gestão da Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte do Estado do Rio de Janeiro (REDARTE/RJ), agradeço aos queridos colegas que aceitaram fazer parte dessa diretoria. O sim de cada um de voces foi decisivo para o meu aceite. Agradeço a todos os Redartianos a confiança demonstrada e que espero corresponder. É imperioso agradecer aos Museus Castro Maya o apoio e a oportunidade de participar desta Rede que mais do que trabalho me proporciona a leveza e a alegria muitas vezes  raras e tão necessarias nos processos de aprendizagem ao longo da nossa trajetória profissional e pessoal. Agradeço a Sra. Vera de Alencar – diretora dos Museus Castro Maya, ao Sr. Roberto Almeida Bispo – Coordenação de Gestão Interna, Sra. Anna Paola Pacheco Baptista – Coordenadora técnica, à minha chefe imediata, Sra. Vivian Horta – Chefe da Divisão de Processos Museológicos e todos os demais colegas da equipe dos Museus Castro Maya com os quais trabalhei e ainda trabalho, que de alguma forma são apoiadores, colaboradores e facilitadores da minha participação na REDARTE/RJ. Com gratidão cito a Sra. Gláucia Cortes Abreu, minha digamos, Chefe honorária,  que me apresentou à Mary Shinkado, do MNBA, que me convidou para participar da Rede, a quem também agradeço. Agradeço às instituições membros e aos sócios colaboradores a imensa colaboração que vêm oferecendo à Rede ao longo da nossa trajetória! Agradeço as associações grupos e entidades nacionais e internacionais parceiros da REDARTE/RJ, a saber: APCIS, SINDIBRJ, GIDJ, CRB, FEBAB, ARLIS E IFLA. Também agradeço aos patrocinadores e apoiadores dos eventos organizados pela Rede, como o Instituto Cervantes.

Quero, reverenciar algumas pessoas que participaram ativamente da minha trajetória e da REDARTE/RJ, neste momento, de grande honra e alegria para mim: 

Inicio reverenciando meu pai, Nego Véi, Sr. Messias Batista, o grande culpado por vocês terem que aturar essa pessoa que vos fala e reverencio também a memória da minha mãe Baldoina da Silva Batista, que onde quer que esteja deve estar falando: Istibicho! Olha como está aquela sonhadora, metida e queixuda! Reverencio ainda, as gestões anteriores e todos os que fazem e fizeram parte da trajetória da REDARTE/RJ e, entre estes, cito as idealizadoras da Rede, Helena Dodd Ferrez presença e inspiração constante e Solange Zuniga (In memorian) e, a presidente da 5ª e 6ª gestão da Rede e atual Primeira Tesoureira Alpina Rosa. Agradeço a contribuição dos estagiários dos Museus Castro Maya Erika, Guilherme e Matheus e nosso eterno estagiário Bruno Ribeiro que atualmente trabalha no CCBB, por terem se colocado sempre à disposição para colaborar e hoje proporcionaram a visita mediada que abriu nosso evento!

São metas da nova diretoria da REDARTE/RJ:

.Ampliação do número de Associados e parcerias;

.Reformulação do site;

.Avaliação e revisão dos demais meios de comunicação visando a melhoria e integração da comunicação interna e externa;

.Novo diagnóstico das bibliotecas da Rede com vistas à consolidação do Planejamento Estratégico;

.Realização de eventos como o 6. Seminário de Informação em Arte, palestras e cursos;

.Realização de eventos e campanhas em parceria com outras associações;

. Organização do repositório institucional, dando continuidade ao Projeto Memória REDARTE/RJ;

.Estruturação e execução do Pojeto CatalogArte;

.Revisão e ampliação do Guia de Bibliotecas de Arte (Brasil) e do Guia de Fornecedores e;

.Criação, revisão e/ou adoção de instrumentos que contribuam para o aperfeiçoamento dos procedimentos administrativos.

Metas que, embora pareçam excessivas, provavelmente serão atingidas com a participação de todos como sempre tem ocorrido proque a REDARTE/RJ é feita de pessoas apaixonadas pela Rede e pelo que trabalho que exercem.

Finalizando apresento os demais membros da nova Diretoria:

Diretoria

Presidente – Denise Maria da Silva Batista (Museu Castro Maya)
Vice-Presidente – Carlos Alberto Della Paschoa (Instituto Cervantes)
1ª Secretária – Mary Shinkado (Museu Nacional de Belas Artes)
2ª Secretária – Barbara Ribeiro (UNIRIO/CLA)
1ª Tesoureira – Alpina Rosa (Centro Cultural Justiça Federal)
2ª Tesoureira – Eliane  Vieira da Silva (Museu Histórico Nacional)

Conselho Fiscal

Fátima Andrade Campos Borges (Paço Imperial)
Isaura Lima Maciel Soares
Márcia França Ribeiro ( UERJ/CEHB)

Mais uma vez, obrigada!

Denise Maria da Silva Batista
(Presidente REDARTE/RJ – 2018-2019)

 

Confira os momentos da cerimônia de posse aqui.

Publicado em 01.02.2018

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
This entry was posted in Confira, Destaques, Eventos da REDARTE and tagged , . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *