A REDARTE/RJ nas comemorações do Dia do Bibliotecário

A diretoria da REDARTE/RJ participou nos eventos em comemoração ao dia do Bibliotecário. O primeiro evento realizado foi  na Casa de Rui Barbosa nesta segunda-feira (12/03). A data foi celebrada com palestras tendo como tema “Oportunidades na profissão e a crise no mercado de trabalho”. Contou com a presença de nove palestrantes entre eles: Lúcia Fidalgo, Chico de Paula, Thais Lamas, Viviane Veiga, Suellen Villafuerte, Thiago Cirne, Roberta Reis Alves, Camila Tavares e Leonardo Souto que apresentaram novos campos de atuação no mercado de trabalho para bibliotecário. Tivemos a oportunidade de conhecer os trabalhos de mediação de leitura, sobre Bibliotecas Particulares, a atuação do bibliotecário como Personal Organizer,  E-commerce, elaboração de projetos culturais, entre outros.

 

 

 

 

 

Durante a semana, a Presidente da REDARTE/RJ, Denise Batista esteve presente em mais três eventos, no dia 14/03 (quarta-feira)  participou da  Palestra do Prof. Fabiano Cataldo, “A prática biblioteconômica no Real Gabinete Português de Leitura: do Império à Belle Époque” na Casa de Rui Barbosa. No dia 15/03 (quinta-feira) participou no Instituto Cervantes da Palestra apresentada pelo Prof. Dr. Victor Lemus sobre a bibliotecária e filóloga espanhola Marina Moliner, autora de um dicionário de referência elaborado de um modo solitário e individualmente ao longo dos anos. Em seguida uma projeção do documentário: Marina Moliner: tendiendo palabras.

 

 

 

 

 

 

 

 

E fechando a semana no dia 16/03, foi realizado o evento “Bibliotecas e museus: acervo, desafios e práticas informacionais” organizado pelo CRB7 e Museu de Arte do Rio com apresentação de trabalhos sobre as atividades desenvolvidas pelas instituições museológicas. A palestra será mediada por Fabiano Cataldo (UNIRIO) e ministrada pelas bibliotecárias Ana Lígia Medeiros (Casa de Rui Barbosa), Denise Maria da Silva Batista (Museus Castro Maya/IBRAM), Lucia Lino (Museu de Astronomia e Ciências Afins), Luisa Abreu (Museu de Arte do Rio) e Mary Komatsu Shinkado (Museu Nacional de Belas Artes). Durante o evento os bibliotecários manifestaram através de nota de pesar pelo assassinato brutal da vereadora do PSOL do Rio, Marielle Franco e de seu motorista, Anderson Gomes na noite do dia 14/03 na região central do Rio.

Publicado em 17/03/2018

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
This entry was posted in Confira, Eventos na área and tagged , , , , . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *