Biblioteca do Gragoatá com a Exposição Veredas da Arte

A REDARTE/RJ representada pela Presidente Denise Batista e a Primeira Secretária Mary Komatsu Shinkado prestigiaram a exposição “Veredas da Arte do artista Angel Guzmán. Uma belíssima exposição que pode ser vista na Biblioteca Central do Gragoatá da UFF em Niterói, uma das bibliotecas da rede que abriga um espaço de múltiplas funcionalidades.

A exposição foi inaugurada com a presença da coordenadora Sandra Coelho, da bibliotecária-chefe Angela Insfrán,  amigos e convidados.

Nesta retrospectiva podemos observar a evolução das diversas veredas que se fizeram presentes na vida de Angel Guzmán, entre elas, publicidade, ilustração de livros e revistas, telejornalismo, além de pinturas a óleo e outras técnicas. Preciosidades como a ilustração do “elefantinho” de campanhas da Shell, layouts e vinhetas de aberturas de programas e o processo de criação de um livro são alguns destaques da exposição. Temas religiosos também estão representados nas telas. Não poderíamos de mencionar uma ilustração em especial do convite de formatura do Curso de Biblioteconomia da UNIRIO de 1980 de Jane Vitória Queiroz Guzmán, sua esposa.

Sobre o artista

Angel Guzmán é um carioca importado, que se orgulha de viver no Brasil e considera o Rio de Janeiro como o melhor lugar do mundo para se viver.

Nascido no pós-Guerra Civil, viveu na Madri dos anos difíceis do início da ditadura de Franco. Apesar disso, guarda da infância uma lembrança nostálgica e feliz.

O pai, desenhista, litógrafo, percebendo no entanto, sua inclinação artística, e acostumado ao método europeu de educação, não descuida de sua formação artística e coloca-o, juntamente com o irmão mais velho,  para estudar os rudimentos da pintura com o pintor Armando Viana.

Por volta dos quatorze anos, sua vocação sofre uma virada. Começa a trabalhar como auxiliar,  no estúdio da  Agência  de Publicidade Alcântara Machado.  Lá, observando artistas do porte de Israel  Pedroza , Daniel Cardoso  e Newton Rezende, vai aos poucos se iniciando na arte do desenho publicitário.

No final da década de 60 sua carreira dá mais uma guinada e abandonando a área publicitária, arrisca-se na área editorial. Começa então sua primeira fase como ilustrador. Trabalha para todas as grandes publicações da editora Bloch,  e principalmente, para a revista Pais & Filhos desde seu primeiro número. Esta relação se mantém mesmo quando deixa de ser funcionário da Bloch.

Nos anos 80, transferido de setor dentro das empresas Bloch, para onde havia retornado já há alguns anos, passa a fazer parte da Rede Manchete de televisão. É o seu salto para a modernidade. Premido pela necessidade de se adaptar aos novos tempos, começa a se envolver no mundo da informática, aprendendo a usar sua criatividade com o auxílio das novas tecnologias.

Nos primórdios dos anos 90, incentivado por sua mãe, retoma as atividades artísticas. Em princípio, apaixonado pelo hiper-realismo, incorpora a técnica de pintura com aerógrafo e participa de exposições coletivas, recebendo várias menções honrosas e medalhas de bronze.

A maioria das coisas que o Angel pintou ao longo da década de 90 é a retratação de objetos do cotidiano, vistas  entretanto, com aquele olhar que somente um excelente fotógrafo ou um artista consegue capturar: um bule de chá, uma porta, uma escadaria que leva a lugar nenhum.

Atualmente,  sua grande paixão é Niterói e suas praias, a beleza da paisagem capturada pela lente de sua máquina fotográfica.

Confira os principais momentos da exposição aqui.

Exposição: Veredas da Arte: Angel Guzmán
Período: 13 de agosto a 11 de outubro de 2018
De segunda a sexta-feira das 8:30h às 21:00h
Biblioteca Central do Gragoatá – UFF
End. Rua Prof. Marcos Waldemar de Freitas Reis, s/nº São Domingos – Niterói – RJ
Entrada Franca

Publicado em: 15.08.2018
Textos: Jane Vitória Queiroz Guzmán

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
This entry was posted in Confira, Destaques, Eventos na área and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *