Tragédia no Museu Nacional

Nota de solidariedade ao Museu Nacional, em virtude da tragédia do incêndio, ocorrido no dia 02 de setembro de 2018.

A Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte no Estado do Rio de Janeiro (REDARTE/RJ), lamentando profundamente a tragédia do incêndio no Museu Nacional (MN) vem, por meio dessa, expressar sua solidariedade e apoio à Leandra de Oliveira e demais funcionários da Biblioteca do MN – membro da REDARTE/RJ, aos funcionários, pesquisadores, bolsistas e público em geral do museu e, oferecer seu apoio, naquilo que estiver ao seu alcance.

Não podemos deixar de agradecer a todos os que a seu tempo trabalharam para que a Instituição resistisse até a presente data e aos que continuarão essa luta, apesar da tragédia que se abateu sobre todos nós porque atinge, no âmago, a memória e a história do Brasil e dos brasileiros.

É lamentavel e ainda mais cruel e simbólico que esta tragédia aconteça justamente no ano em que o Museu Nacional comemora 200 anos de uma existência marcada por tantas conquistas e contribuições e também, infelizmente, pelo descaso do Estado Brasileiro para com a área da cultura e da educação, entre outras.

Que este episódio terrível possa, ao menos, servir para orientar as políticas de investimento do Estado e as decisões sobre prioridades no âmbito das instituições. E que essa tragédia não represente a perda irrecuperável de todas as coleções e do prédio, o que representaria o fim da Instituição como tivemos o privilégio de conhecer. Viva o Museu Nacional!

Denise Maria Batista (Presidente da REDARTE/RJ)

Publicado em 03.09.2018

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
This entry was posted in Confira, Destaques and tagged , . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *