Um Seminário especial: Arte, Cultura e Informação na perspectiva da Agenda 2030

 

A REDARTE/RJ  promoveu nos dias 24 e 25 de setembro de 2018 o 6º Seminário de Informação em Arte, no auditório do Instituto Cervantes do Rio de Janeiro, em parceria com instituições membros e parceiras, a fim de proporcionar espaço para discussão de temas relacionados às bibliotecas e à Informação em arte.

A sexta edição do Seminário tratou do tema: Arte, Cultura e Informação na perspectiva da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. O evento teve como objetivo oferecer aos convidados uma visão geral sobre as ações que vêm sendo apoiadas e/ou implementadas pelos movimentos associativos nacionais e internacionais que reúnem profissionais e públicos das áreas das bibliotecas, abordando especialmente as que atuam mais diretamente no campo da informação em arte, e promover o debate e o compartilhamento de experiências e ideias relacionadas com a aplicação da Agenda 2030.Este seminário foi um marco na história da REDARTE/RJ e da Informação em Arte no Brasil, com destaque para a presença da Sra. Glòria Perez-Salmerón, Presidente da International Federation of Library Associations and Institutions – IFLA.

A REDARTE/RJ ofereceu à Sra. Glòria um ‘tour’ cultural que incluiu visitas aos pontos turísticos e instituições como a Biblioteca Nacional, o Real Gabinete Português de Leitura e algumas instituições associadas da Rede como o Centro Cultural Justiça Federal, o Museu Nacional de Belas Artes, a Fundação Casa de Rui Barbosa, o Instituto Cervantes, o Museu Chácara do Céu e o Centro Cultural Banco do Brasil. Nessas visitas ela esteve acompanhada de uma pequena comitiva composta por membros da REDARTE/RJ e outros palestrantes do evento.

A presidente da IFLA participou também da Reunião Técnica (RT) que antecedeu o Seminário de Informação em Arte, no dia 22 de setembro, no Instituto Cervantes onde foi recepcionada pelo seu diretor, Sr. Antônio Maura, que deu as boas vindas a todos os presentes, seguida do discurso, como o mesmo propósito, da Sra. Denise Maria da Silva Batista (Presidente REDARTE/RJ). Além da apresentação da Sra. Glòria, a RT, mediada pela Sra. Isabel Ayres (Pinacoteca do Estado de São Paulo), contou ainda com as apresentações da Sra. Adriana Ferrari (Presidente da FEBAB), do Prof. Dr. Marcos Miranda (Representante do presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia) e da Sra. Alpina Rosa (Tesoureira da REDARTE/RJ). A RT que teve como tema Movimentos associativos, informação em arte e sustentabilidade contou com a participação de autoridades das áreas da educação e cultura; dirigentes e representantes de instituições membros e não membros; representantes de grupos e instituições parceiras; patrocinadores; profissionais das áreas da biblioteconomia, artes e afins; autores; professores e estudantes graduandos e pós-graduandos, que também se fizeram presentes no Seminário.

O Seminário aconteceu nos dias 24 e 25 de setembro, foram dois dias intensos com palestras, debates, apresentações de trabalhos e espaço para exposição de produtos e serviços dos patrocinadores e das obras de arte do artista homenageado.

Estiveram presentes na mesa de abertura (dia 24/09) do 6º Seminário de Informação em Arte: o Sr. Luis Prados Covarrubias (Cônsul Geral da Espanha no Rio de Janeiro), o Sr. Antonio Maura (Diretor do Instituto Cervantes Rio de Janeiro), o Sr. Gustavo Barreto (Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil – UNIC Rio), Sr. Adauto Cândido Soares (Representação da UNESCO no Brasil), e a Sra. Denise Maria Batista (Presidente da REDARTE/RJ). Na conferência de abertura a Sra. Glória Perez-Salmerón, Presidente da IFLA compartilhou suas experiências com os bibliotecários brasileiros e, em especial, os profissionais de informação da REDARTE/RJ com a palestra sobre as “Bibliotecas são motores para a mudança”, na qual destaca a necessidade do profissional bibliotecário compreender e assumir o seu papel sociopolítico individual e coletivo como agente de transformação social. Para ela as bibliotecas não precisam e não devem ser vítimas das mudanças. Antes, precisam agir como autoras, articuladoras e implementadoras das mudanças.

Após a conferência a Presidente da IFLA recebeu o certificado de Honra ao Mérito da REDARTE/RJ pelas mãos da Presidente da REDARTE/RJ, Sra. Denise Maria Batista.

O Seminário, no dia 24/09, prosseguiu com excelentes palestras apresentadas pela Profa. Dra. Lena Vânia Ribeiro Pinheiro (IBICT), a Sra. Adriana Cybele Ferrari (FEBAB), e no dia 25/09, pela Profa. Isabel Ayres Maringelli (Pinacoteca de SP – IFLA), o Sr. Deneir Martins (artista) e a Profa. Dra. Ana Lígia Medeiros (FCRB). Como mediadoras, nesses dois dias de eventos que contou também com a apresentações de ótimos trabalhos, tivemos a Sra. Elizabet de Carvalho (Ex – IFLA/LAC), Sra. Maria Eduarda Marques (FBN), Sra. Andréa Barboza (FBN), Profa. Dra. Lídia Freitas (PPGCI/UFF) e Dra. Paula Mello (SiBi/UFRJ).

Acrescenta-se ainda, que há algumas edições, a REDARTE/RJ adotou como prática homenagear um artista plástico do Rio de Janeiro e expor suas obras de arte durante o Seminário. O homenageado dessa edição do Seminário de Informação em Arte foi o artista plástico e arte-educador Deneir Martins, que também foi palestrante no segundo dia do evento (25/09). A sua arte, exposta no local por meio de alguns trabalhos que fizeram muito sucesso, destaca-se pela criatividade no aproveitamento artístico e sustentável de materiais recicláveis e pela oportunidade de interação tátil do público com alguns desses objetos. Sua arte é impregnada de sentidos e sensações, emoções e ações, movimentos e cores e crítica social. Sua palestra foi precedida de um elogiado e elogioso discurso de homenagem apresentado pela Dra. Anna Paola Baptista, curadora dos Museus Castro Maya. Após sua palestra ele recebeu das mãos da Presidente da REDARTE/RJ uma placa confeccionada em sua homenagem.

O evento teve como patrocinadores: Instituto Cervantes, Sophia Biblioteca, Proquest, Scansystem e EBSCO, e como apoiadores: FEBAB, IBICT, CRB7, SINDIB/RJ, APCIS/RJ, GIDJ/RJ, Contempory e Data Coop.

Confira as fotos:

Reunião Técnica (22.09.2018)
6º Seminário de Informação em Arte  (24.09.2018)
6º Seminário de Informação em Arte (25.09.2018)

Publicado em 28/09/2018

 

 

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
This entry was posted in Destaques, Eventos da REDARTE and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *