Biblioteca ESPM Rio. ESPM

Biblioteca ESPM Rio. ESPM

Rua do Rosário, 90 / 2° andar
20041-002  Rio de Janeiro-RJ
Tel.  +55 21 2216-2050 / 2216-2051 / 2216-2052
biblioteca-rj@espm.br

Histórico:
A Biblioteca ESPM Rio foi criada em 1975, e instalada na sobreloja do prédio à Rua Teófilo Otoni, com o objetivo de fornecer apoio bibliográfico às atividades de ensino desenvolvidas pela ESPM na pós-graduação e nos cursos de extensão.

A partir de 1995 passou a atender, também, as demandas provenientes dos cursos de graduação. Neste mesmo ano, foi transferida para o 9° andar do novo prédio-sede da ESPM, à Rua do Rosário.

Integrou-se em 2000, ao Sistema de Bibliotecas da ESPM (SBE), formado pelas unidades de São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Campinas.

Objetivando assegurar infra-estrutura informacional aos programas de ensino, pesquisa e extensão da ESPM, em 2001, foi reestruturada, em parceria com a Orbitall. A remodelação possibilitou o oferecimento de novos e melhores serviços com o objetivo de promover o acesso e disseminar informação nas áreas de atuação da ESPM.

Em 2004, foi inaugurada a Biblioteca da Unidade II, localizada à Av. Rio Branco, visando as demandas dos cursos de Administração e Pós-Graduação. A partir daquele momento, a Unidade I passou a atender – preferencialmente – as solicitações dos cursos de Comunicação Social e Design.

Em 2008, com a concentração das atividades da ESPM em um único campus, no número 90 da Rua do Rosário, a Biblioteca unifica seu atendimento aos cursos oferecidos na Escola no 2º andar do prédio.

Acervo:
O acervo da Biblioteca ESPM Rio conta, atualmente, com mais de 30000 livros e monografias, 4.818 títulos de periódicos, nacionais e estrangeiros; 16 bases de dados nas áreas de Educação, Marketing, Negócio e Comunicação; 1.600 títulos de DVDs.

Totalmente informatizada, disponibiliza seu catálogo em estações locais de consulta e em estações on-line, possibilitando ao usuário maior conforto e eficiência em suas pesquisas.

O acervo é de livre acesso para o corpo docente e discente da ESPM e a comunidade local. A consulta é concedida ao público em geral, e o empréstimo domiciliar aos usuários cadastrados na Biblioteca.

Dispõe de cabines para estudo em grupo e salas de Multimeios, equipadas com computador, TV, DVD e quadro branco, permitindo aos professores e alunos agendar, antecipadamente, seus horários de estudos e discussões.

Dispõe de mesas para estudo individual e computadores conectados à Internet, facilitando o acesso à informação disponível no ciberespaço.

 

 

Produtos e serviços ao usuário:

  • empréstimo domiciliar
  • reservas e renovações de documentos
  • consulta local e na web
  • aviso de disponibilidade de reservas e data de devolução de documentos
  • clipping eletrônico – notícias publicadas nos principais veículos de comunicação, nacionais e internacionais, nas áreas de Administração, Comunicação, Educação, Marketing e Design enviadas diariamente aos alunos, professores e funcionários
  • sumário corrente – sumário digitalizado dos principais periódicos nacionais e internacionais, assinados pela Biblioteca
  • boletim de novas aquisições – boletim com periodicidade mensal, com informações das últimas aquisições da Biblioteca
  • elaboração de ficha catalográfica
  • comutação de documentos
  • disseminação seletiva de documentos (DSI)
  • levantamento bibliográfico
  • acesso remoto as bases de dados:

ARQUIVO DA PROPAGANDA – lançamentos do mercado publicitário para os mais diversos meios como: jornal, revista e televisão;

BASE DE DADOS LOCAL – através do banco de dados bibliográfico o usuário poderá recuperar todas as informações registradas no acervo da Biblioteca. As pesquisas podem ser realizadas por autor, título, assuntos e termos livres;

EBSCO
– Business Source Premier – base de dados em negócios com abrangência de mais de 3.000 títulos de periódicos. Inclui textos completos previamente revisados. Para ter acesso ao texto na íntegra é necessário possuir senha de acesso;

– Profissional Development – base de dados para profissionais de educação, abrangendo uma coleção especializada com mais de 500 periódicos, incluindo mais de 300 com textos revisados. Para ter acesso na íntegra é necessário possuir senha de acesso;

– ERIC (Educational Resources Information Center) – informações na área educacional. Conta com mais de 1.000.000 abstracts de revistas;

– Newspaper Source – fornece textos completos selecionados de 25 jornais dos Estados Unidos e de outros países. O banco de dados também contém o texto completo de transcrições de notícias de televisão e rádio, e o texto completo selecionado de mais de 200 jornais (EUA). Este banco de dados é atualizado diariamente através do EBSCOhost.

Economática – ferramenta para análise de investimentos em ações, utilizada por analistas das maiores instituições financeiras do mundo.

Emerald – base de dados com mais de 110 títulos de periódicos eletrônicos nas áreas de administração, negócios, marketing e economia. Arquivos com texto completo desde 1994 e resumos desde 1989.

EUROMONITOR GMID (Global Market Information Database) – constitui um acervo de informações e estatísticas por país que incluem variáveis demográficas, econômicas e indicadores de estilo de vida sobre 205 países (histórico e projeção); volume e valor de vendas do varejo para 330 produtos em 52 países (histórico e projeção); 205 perfis de países analisados pela Euromonitor, e dados de consumo internacional por segmento de indústrias e serviços. Disponibiliza também 4.000 análises de bens de consumo por país ou continente, perfis mercadológicos de marcas e companhias;

JSTOR (Journal Storage) – The Scholarly Journal Archive – disponibiliza periódicos com texto integral, da coleção do Business Collection (46 títulos de periódicos) e Arts & Sciences Collection (117 títulos de periódicos);

  • acesso local as bases de dados:

INTERNET SECURITES – base de dados que reúne informações macroeconômicas, financeiras, setoriais, de empresas e de negócios sobre mercados emergentes. Utiliza fontes como a Gazeta Mercantil, O Estado de São Paulo, Valor Econômico, Folha de São Paulo, CVM, Austin Asis, Lafis, Investext, Previsa, LCA, Emerging Markets Week, The Economist, Financial Times, revistas especializadas, associações de classe, bolsas de valores, Brokers, entre outras.

MACRODADOS – software voltado para análise de séries econômicas, com ferramentas de cálculo pré-definido e integrado a um amplo banco de dados com cerca de 5.000 séries históricas permanentemente atualizadas.

BRASIL EM FOCO: Possui informaçõessobre o consumodas populações urbanas e rurais, dados demográficos de todos os municípios brasileiros, atualizados para a nova malha municipal brasileira, segmentadas segundo sua principal atividade: Agrobusiness, Indústria, Comércio e Serviços

  • intercâmbio de informações

Participa do Compartilhamento de Bibliotecas de Instituições de Ensino Superior do Rio de Janeiro (CBIES/RJ), que integra 34 instituições de ensino superior, totalizando 165 bibliotecas.

Está cadastrada no Programa de Comutação Bibliográfica – serviço mantido pelo Ibict – como Biblioteca Solicitante.

Mantém com as Bibliotecas da ESPM de São Paulo e de Porto Alegre, intercâmbio de informações, empréstimo entre bibliotecas e permuta.

  • parcerias

Estabelece o princípio de parcerias com livrarias, que se revertem em descontos na compra de livros para alunos e professores da ESPM.

Horário de atendimento:
Período letivo
Segunda a quinta-feira, das 7 às 22:30h; Sexta-feira, das 7 às 22h
Sábado, das 8h30 às 16h30