Biblioteca. Goethe-Institut Rio de Janeiro

Rua do Passeio, 62 – 2° andar
20021-290  Rio de Janeiro-RJ
Tel.  +55 21 3804-8204 / 3804-8203
Fax: +55 21 3804-8227
bibl@rio.goethe.org
www.goethe.de/br/riodejaneiro
www.facebook.com/goetherio

Acervo:
Com um acervo de aproximadamente 12.000 volumes, dispõe de materiais bibliográficos (livros e catálogos de exposições e títulos de periódicos correntes) e audiovisuais (CDs, CD-ROMs e DVDs) atualizados em alemão e português sobre a cultura e civilização alemãs, destacando-se na área de Artes (Artes Plásticas e Gráficas, Arquitetura e Urbanismo, Design, Fotografia, Música, Cinema, Teatro e Dança).

Público:
Destina-se aos alunos e funcionários do Instituto e a usuários externos compostos basicamente de universitários, professores e pesquisadores.

Serviços ao usuário:
A Biblioteca é de livre acesso e aberta ao público em geral. Dispõe de um sistema informatizado para pesquisa sobre o acervo em terminais e via Internet e o leitor tem acesso direto às estantes. Mediante inscrição paga permite-se o empréstimo de material bibliográfico ou audiovisual. Estudantes em geral e aposentados com comprovação têm 50% de desconto e alunos do Instituto estão isentos. São elaboradas pesquisas específicas solicitadas por telefone, e-mail e pessoalmente, e questões que não puderem ser esclarecidas são encaminhadas à rede mundial de bibliotecas de mais de 100 Institutos Goethe ou a instituições especializadas na Alemanha. Para profissionais de informação organiza seminários, workshops e conferências com temas específicos no âmbito das bibliotecas, possibilitando o diálogo entre especialistas alemães e brasileiros e a transferência de know-how europeu, bem como programas de intercâmbio e viagens de estudo para bibliotecários. Para profissionais de edição dispõe de um programa de fomento à tradução que apoia financeiramente a publicação de obras de autores alemães em português. Oferece ainda acesso à Internet e espaço para audição de material sonoro e exibição de DVDs. Cópias são permitidas, desde que de acordo com a lei de direitos autorais.
Mediante solicitação são organizadas visitas guiadas à biblioteca.

Horário de atendimento:
Terças e quartas, das 10 às 13h e das 15 às 19h
Quintas, das 15 às 19h
Sextas, das 15 às 18h
Sábados, das 10 às 13h