Biblioteca José García Nieto. Instituto Cervantes Rio de Janeiro

 

Biblioteca José García Nieto. Instituto Cervantes Rio de Janeiro

Rua Visconde de Ouro Preto, 62
Botafogo
22250-180 Rio de Janeiro-RJ
Tel. +55 21 3554-5915
Fax: +55 21 3554-5911
bibrio@cervantes.es
http://riodejaneiro.cervantes.es/br/biblioteca_espanhol/biblioteca_espanhol.htm

Histórico:
A Biblioteca do Instituto Cervantes Rio de Janeiro nasce juntamente com a criação do centro em 2001, constituída inicialmente por uma coleção especializada em Espanhol Língua Estrangeira (ELE). Pouco a pouco foi ampliando e diversificando suas coleções, atividades e serviços, para atender à demanda dos usuários. Em 15 de fevereiro de 2006, é inaugurada recebendo o nome de Biblioteca “José García Nieto”, em homenagem a um dos grandes poetas espanhóis do século XX, ganhador do Prêmio Cervantes 1996. Esta ocasião contou com a presença de seu filho, José María García Nieto.

A Biblioteca José García Nieto integra a Rede de Bibliotecas do Instituto Cervantes – RBIC, sendo o ponto de serviço para a cidade e o Estado do Rio de Janeiro e as regiões coordenadas pelo Instituto Cervantes Rio de Janeiro.

Desde 2007, faz parte da Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte no Estado do Rio de Janeiro – REDARTE/RJ.

Acervo / Instalações:
O acervo da Biblioteca “José García Nieto” é especializado em temas que se referem às línguas, literaturas e culturas hispânicas. Sua coleção reúne atualmente mais de 13.000 documentos em diferentes tipos de suporte.
A coleção local é formada por várias seções e tem sido enriquecida com doações de particulares como a da família de García Nieto, única no Brasil, e a da cantora Fortuna, que doou sua obra musical em CD e DVD à Coleção “Sepharad”, especializada em cultura sefaradita. Destaca-se também a coleção “Juan Valera”, autor e diplomata espanhol que viveu alguns anos no Rio de Janeiro em meados do século XIX.

Público:
Alunos do Instituto Cervantes, estudantes e professores universitários, hispanistas, pesquisadores, professores de espanhol, tradutores, historiadores, artistas plásticos, sociólogos e antropólogos, especialistas em cinema e teatro, e público em geral.

Serviços ao usuário:
Atendimento e orientação ao pesquisador; acesso ao acervo e consulta local; empréstimo domicilar; empréstimo interbibliotecário e obtenção de documentos; recursos eletrônicos e audiolivros; orientação à pesquisa e intercâmbio com outras bibliotecas.

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h30 às 18h30 e sábados, das 10h às 13h30.
– Nos meses de férias (julho, janeiro e fevereiro) a biblioteca atende em horário especial.