Divisão de Teoria e Pesquisa. Museu de Arte Contemporânea de Niterói

Divisão de Teoria e Pesquisa. Museu de Arte Contemporânea de Niterói

Mirante da Boa Viagem, s/n°
24210-390  Niterói-RJ
Tel.  +55 21 2620-2400 r. 226  Fax: +55 21 2620-2400 r. 231
pesquisa@macniteroi.com.br
www.macniteroi.com.br

Histórico

A Divisão de Teoria e Pesquisa começou a constituir acervo já na criação do Museu, em setembro de 1996.

Inicialmente, apenas catálogos, folders e clippings da coleção de Arte Contemporânea Brasileira de João Sattamini.

Desde o início, esse acervo foi de grande importância para críticos e estudantes de artes visuais, pois oferecia valiosa retrospectiva da arte moderna e contemporânea brasileira com informações sobre a produção artística nacional desde a década de 50.

A partir de 2001, a Divisão de Teoria e Pesquisa passou a incorporar catálogos de arte contemporânea brasileira em geral, além de documentos sobre artes visuais, história da arte e crítica de arte.

Hoje, obras sobre arquitetura, design e fotografia também compõem o acervo.

Acervo
São, aproximadamente, 40 mil documentos (incluindo clippings) sobre arte moderna e contemporânea brasileira: livros, catálogos, teses, dissertações, dossiês (de artistas visuais, em especial os artistas da Coleção João Sattamini; críticos de arte, arquitetura e design) revistas e recortes de jornais (clippings), multimeios (DVD, CD, CD-ROM e VHS) e outros itens informacionais, focados na história e memória da instituição.

Público
A biblioteca da Divisão de Teoria e Pesquisa está aberta ao público em geral e, em especial, aos estudantes e pesquisadores em artes visuais.

Serviços ao usuário:
Consultas on-line e local do acervo (base de dados BNWEB), empréstimos entre bibliotecas, levantamentos bibliográficos, orientação a pesquisas.

Horário de atendimento
De terça a sábado, das 11h às 18h, com agendamento prévio.