Biblioteca. Museu de História e Artes do Estado do Rio de Janeiro

Biblioteca. Museu de História e Artes do Estado do Rio de Janeiro

Antigo Museu do Ingá

Rua Presidente Pedreira, 78
24210-470 Niterói-RJ
Tel. +55 21 2299-9575
Fax: +55 21 2299-9577
vmpb@globo.com
www.funarj.rj.gov.br

Histórico:
A Biblioteca e o Centro de Memória Fluminense do MHAERJ (Museu do Ingá), foram criados em 1975, com a criação da Fundação Estadual de Museus. A Biblioteca e o Centro de Memória, veio naquele momento, preencher uma necessidade pela qual se batiam tanto o Governo Fluminense, como a opinião pública, desde 1909. Faltava no Antigo Estado do Rio de Janeiro, ao contrário do que ocorria na Guanabara, um Centro de Memória que servisse a preservação de suas tradições e de sua história.
O Centro de Pesquisa tinha por finalidade principal o levantamento de fontes primárias da História do Estado do Rio e a elaboração ou publicação de ensaios, monografias e estudos pertinentes ao tema central. Sua primeira tarefa foi a elaboração de um plano diretor, definindo as necessidades imediatas e seus projetos prioritários de atuação. Além da história do palácio, estudos iniciais de História Administrativa do Estado, desde a sua existência republicana (Governo Francisco Portela) até a revolução de 1930.

Simultaneamente o Centro abrigava uma biblioteca especializada em assuntos fluminenses, que foi aberta em 1977, após dois anos, preparando seu acervo para pesquisa.

Neste período, o Centro de Memória e a biblioteca, tinham um trabalho integrado e funcionavam no mesmo espaço físico.

Na época o Professor Emmanuel de Macedo Soares, coordenador e responsável pelo projeto, chegou a escrever o livro “História do Palácio do Ingá”, que nunca foi publicado, mesmo diante da impossibilidade da continuidade dos projetos devido ao surgimento de outras prioridades no Museu do Ingá, os registros arquivísticos e bibliográficos continuaram a ser atualizados e utilizados em pesquisas internas e externas ao Museu.
Atualmente a biblioteca conta com um acervo de aproximadamente seis mil títulos, além de 280 títulos de publicações periódicas, um arquivo acondicionado em pastas suspensas, relação de artistas plásticos e artistas populares, recortes de jornal, monografias, etc. de assuntos variados, principalmente cultura popular.

A Biblioteca hoje abriga os levantamentos, pesquisas e acervos do antigo Centro de Memória, incluído na relação do acervo mencionado acima.
A Biblioteca, está terminando o inventário, organizando seu material em pastas suspensas, indexando alguns artigos de interesse, e o acervo está digitalizado.

Acervo:
Todos os assuntos em Artes Plásticas, Folclore e Arte Popular, História do Antigo Estado do Rio de Janeiro, História dos Municípios, História do Rio de Janeiro.

Público:
A todo tipo de usuário.

Serviços ao usuário:
Atendimento local, xerox, pesquisa por telefone, visita guiada.

Horário de atendimento:
De terça a sexta, das 11 às 16h.