Outras redes de informação

ARTE:

Arbeitsgemeinschaft für Kunst- und Museumsbibliotheken (AKMB)
A Associação das Bibliotecas de Arte e Museus (Arbeitsgemenischaft für Kunst- und Museumsbibliotheken, AKMB) foi fundada em 1993 como associação para representação e apoio às, em via de regra, bibliotecas de arte e museus pequenas e com poucos funcionários em território de língua alemã. O objetivo da AKMB é aprimorar a eficiência de bibliotecas de arte e museus e de instituições de documentação por meio da cooperação. Atualmente a associação das bibliotecas já conta com mais de 249 membros institucionais e particulares. Em alemão.

ARLIS/NA (Art Libraries Society of North America)
Fundada em 1972 por iniciativa de Judith Hoffberg e por um grupo de bibliotecários de arte presentes na conferência da Associação Americana de Bibliotecasem Chicago. Visaatender a necessidade entre os bibliotecários de arte para uma melhor comunicação e cooperação, e para proporcionar um fórum de idéias, projetos e programas. Em inglês.

IFLA (International Federation of Library Associations and Institutions) 
Os esforços para representar Seção bibliotecas e organizações preocupadas com todos os formatos de documentos textuais e visuais para as artes visuais, incluindo artes plásticas, artes aplicadas, design e arquitetura. A Seção se esforça para melhorar o acesso a informações sobre esses assuntos para os usuários de bibliotecas de pesquisa independente, bibliotecas museus, bibliotecas de arte ligado ao ensino de arte dentro de departamentos de instituições nacionais, faculdade, universidade e as bibliotecas públicas, departamentos e agências governamentais, bibliotecas em centros culturais e outros coleções de informações de arte. Em inglês.

Audiovisual and Multimedia Section
A Seção Audiovisual e Multimédia (SCAV) é o fórum internacional para pessoas que trabalham com a mídia livro.

REDARTE/SP 
A Redarte-SP é uma rede articulada de serviços de informação em arte da cidade de São Paulo e congrega profissionais que atuam em bibliotecas, museus e arquivos.

OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO:

APCIS/RJ  – Associação dos Profissionais de Informação e Documentação em Ciências da Saúde do Estado do Rio de Janeiro
Em 1969, por iniciativa de Emília Machado Bustamante, na época bibliotecária da Faculdade de Medicina da Universidade do Brasil, foi criado o Grupo de Bibliotecários Biomédicos do Estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de congregar os profissionais da informação que militavam na área da Ciências da Saúde no estado do Rio de Janeiro, propiciando a troca de experiências, a reciclagem de conhecimentos, o desenvolvimento e a manutenção de trabalhos cooperativos, o intercâmbio entre organismos de informação e instituições afins e a elaboração de projetos de informação e documentação na área de ciências da saúde, bem como promover cursos, seminários, eventos, etc.

Compartilhamento entre Bibliotecas de Instituições do Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro
Em 4 de março de 1999, no auditório do Campus da Tijuca da Universidade Veiga de Almeida, foi apresentado, pela primeira vez, o programa de Compartilhamento entre Bibliotecas de Instituições de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro – CBIES, idealizado pela profª Maria José G. M. Vianna, diretora da Biblioteca Central da UVA.

GIDJ/RJ – Grupo de Profissionais de Informação e Documentação Jurídica do Estado do Rio de Janeiro
O GIDJ/RJ é uma sociedade civil de natureza técnico científica, sem fins lucrativos, com sede na cidade do Rio de Janeiro, cuja finalidade é congregar Bibliotecários, Documentalistas, Arquivistas, Advogados e outros profissionais que militem ou tenham interesse na área de informação e documentação jurídica no Estado do Rio de Janeiro.
 
Rede de Acessibilidade em Museus
Essa rede pretende juntar profissionais que trabalham em museus nas mais diversas áreas para tratarem de assuntos relacionados à acessibilidade. Aqui colocaremos experiências, ações, atividades, sugestões, convites e idéias que girem em torno das questões que possibilitam ao público frequentador de museus segurança, autonomia.

Rede Sirius – Bibliotecas da UERJ
Instituída em 1998, a Rede Sirius tem sua origem ligada à da própria Universidade, que nasceu da fusão das Faculdades de Ciências Médicas, de Direito, de Ciências Econômicas e de Filosofia, Ciências e Letras.

RINAM  – Rede de Informação de Acessibilidades em Museus
Foi criada em 2007 com o objetivo de oferecer para pessoas com deficiência, profissionais e estudantes da área cultural um espaço acessível e informativo sobre a acessibilidade em espaços culturais.