Biblioteca Setorial do Centro de Letras e Artes. UNIRIO

Biblioteca Setorial do Centro de Letras e Artes. UNIRIO

Av. Pasteur, 436 — Urca
22290-240  Rio de Janeiro-RJ
Tel.  +55 21 2542 1462/1869
Fax: +55 21 2542 1397
bibdocla@gmail.com
www.unirio.br/biblioteca 

Histórico:
A história da biblioteca começa com a criação do Curso Prático de Teatro (CPT), oferecido pelo Serviço Nacional de Teatro (SNT), que em 1953 mudou o nome para Conservatório Nacional de Teatro (CNTe). Em 1964, o CNTe é regulamentado como curso universitário, e em 1968 começa uma campanha para a formação de uma biblioteca própria. Em 1969, com a criação da FEFIEG (Federação das Escola Federais Isoladas do Estado da Guanabara), o CNTe passa a fazer parte da Escola de Teatro da FEFIEG. Com isso, há um esforço maior na criação da biblioteca, que é fundada em 03/03/1972, vindo a chamar-se Biblioteca José de Alencar. E, em1975, a FEFIEG muda o nome para FEFIERJ (Federação das Escolas Federais Isoladas do Estado do Rio de Janeiro) devido à união dos estados. A FEFIERJ absorve o Instituto de Música Villa-Lobos, antigo Conservatório Nacional de Canto Orfeônico. Este, junto com o curso de teatro, passa a formar o Centro de Artes e a contar com uma biblioteca com um acervo de 6.000 títulos. Em 1979, sob a reitoria de Guilherme de Figueiredo, a FEFIERJ passa a se chamar UNI-RIO (Universidade do Rio de Janeiro). Em 1984, é criado o Sistema de Bibliotecas da UNIRIO. Seu principal objetivo foi integrar as diversas bibliotecas da universidade no sistema automatizado de catalogação cooperativa da Fundação Getúlio Vargas, o Bibliodata/Calco, que abrange todo o país. Em1988, a Biblioteca do CLA passa a fazer parte da nova Biblioteca Pública da UNIRIO, transferindo-se para o prédio da Biblioteca Central. Em1996, a UNIRIO se torna membro da REDARTE/RJ como um dos primeiros participantes. Em 2000, o acervo geral das bibliotecas setoriais de Artes e de Humanas é unido, a fim de racionalizar o armazenamento e o uso de suas coleções e os recursos disponíveis no Sistema de Bibliotecas. Os acervos especiais continuamem separado. Em 2001, o Sistema de Bibliotecas entra para o Portal de Periódicos da CAPES, importante ferramenta de pesquisa especializada via Internet.

Acervo/ Instalações:
A Biblioteca Setorial do Centro de Letras e Artes do Sistema de Bibliotecas da UNIRIO é uma biblioteca universitária setorial de médio porte, especializada na área de Artes, com foco em Música, Teatro (incluindo dança) e Letras. Possui também um bom conteúdo sobre arte em geral, História, Filosofia, Belas-Artes, Folclore e Cinema.

O acervo é composto por materiais de diversos tipos, como livros e periódicos (revistas) gerais e principalmente especializados, peças de teatro, partituras, folhetos, discos e trabalhos de conclusão de curso (dissertações de mestrado e teses de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Música e do Programa de Pós-Graduação em Teatro da UNIRIO). O conteúdo está em diversas línguas. Esse acervo é parte essencial das atividades de ensino, pesquisa e extensão da universidade e representa um apoio substancial para os pesquisadores da área de artes.

Público:
Além de atender aos alunos, professores e técnicos da UNIRIO, a biblioteca atende a um grande número de usuários externos.

Serviços ao usuário:
Consulta local (usuários da comunidade acadêmica e público externo); Empréstimo domiciliar (usuários da comunidade acadêmica); Empréstimo entre bibliotecas; Acesso à internet, possibilitando a consulta à informação científica e tecnológica em bases de dados e nos mais diversos sites especializados; Acesso domiciliar a bases de dados bibliográficos (usuários da comunidade acadêmica); Cópia de documentos entre bibliotecas (COMUT); Orientação e treinamento ao usuário; Serviço de alerta (divulgação das obras recém incorporadas ao acervo); Cópia de documentos na Biblioteca.

Horário de atendimento:
Acervo geral: de segunda a sexta-feira, de 9h a 21h. Fonoteca (acervo de partituras, discos e peças de teatro): Segunda a sexta-feira, de 14h a 18h30.